Resultado da pesquisa (5)

Termo utilizado na pesquisa transporte

#1 - Welfare during pre-slaughter handling and carcass lesions of beef cattle submitted to different loading densities

Abstract in English:

Inadequate pre-slaughter handling conditions can compromise animal welfare and productivity. This study aimed to evaluate the animal welfare (AW) indexes during pre-slaughter handling and quantify the carcass lesions of beef cattle submitted to different loading densities. A total of 270 Nellore cattle, at 30 months of age, from three farms were used in the study. Each farm presented a different loading density: higher density (500kg/m2), intermediate density (450kg/m2), and lower density (420kg/m2). Three shipments of cattle from each farm with 30 animals each were used in the AW analysis. Ten animals from each shipment were considered for quantification of carcass bruises. The AW indexes were classified according to the five-freedom criterion (physiological, environmental, sanitary, behavioral, and psychological). After slaughter, the carcasses were inspected in the routine line and evaluated for the presence of lesions. Statistically significant differences (p<0.001) were found for all variables studied as a function of AW and bruises. The best AW index and the lowest mean weight of lesions were found at the loading density of 450kg/m2. The highest carcass weight was observed at the loading density of 500kg/m2. Lesions were found in 100% of the animals at the loading densities of 500 and 420kg/m2. In conclusion, the best AW indexes and the smallest occurrence of bruises were verified at the loading density of 450kg/m2. This study confirmed the importance of adequate pre-slaughter handling to ensure cattle welfare and, consequently, greater profitability for producers and slaughterhouses.

Abstract in Portuguese:

Condições de manejo pré-abate inadequadas podem comprometer o bem-estar e a produtividade animal. O objetivo deste estudo foi avaliar os índices de bem-estar animal (BEA) durante o manejo pré-abate e quantificar as lesões em carcaça de bovinos submetidos às diferentes densidades de carregamento. Para isto, foram utilizados 270 bovinos Nelore, aos 30 meses de idade, provenientes de três fazendas. Cada fazenda apresentou diferente densidade de carregamento: maior densidade (500kg/m2), densidade intermediária (450kg/m2) e menor densidade (420kg/m2). Foram realizados três carregamentos de cada fazenda, compostos por 30 animais cada. Para análise do BEA e quantificação de lesões nas carcaças bovinas foram considerados 10 animais de cada carregamento. Os índices de BEA foram classificados segundo o critério das cinco liberdades (fisiológica, ambiental, sanitária, comportamental e psicológica). Após o abate, as carcaças foram inspecionadas na linha de rotina e avaliadas quanto à presença de lesões. Foram encontradas diferenças significativas (P<0,001) para todas as variáveis estudadas em função do BEA e das lesões. O melhor índice de bem-estar e o menor peso médio de lesão foi encontrado na densidade de carregamento de 450kg/m2. O maior peso da carcaça foi encontrado na densidade de carregamento de 500kg/m2. Em 100% dos animais nas densidades de carregamento de 500 e 420kg/m2 foram encontradas lesões. Pode-se concluir que a densidade de carregamento de bovino de 450kg/m2 obteve os melhores índices de bem-estar e menor ocorrência de lesões. Este estudo confirma a importância do manejo pré-abate adequado na garantia do bem-estar aos bovinos e, consequentemente, na maior rentabilidade ao produtor e ao frigorífico.


#2 - Welfare of lambs subjected to road transport and assessment of carcasses and meat, 37(6):630-636

Abstract in English:

ABSTRACT.- Silva F.V., Borges I., Lana A.M.Q., Borges A.L.C.C., Sá H.C.M., Silva V.L., Alves L.R.N. & Souza F.A. 2017. [Welfare of lambs subjected to road transport and assessment of carcasses and meat.] Bem-estar dos cordeiros submetidos ao transporte rodoviário e avaliação das carcaças e carnes. Pesquisa Veterinária Brasileira 37(6):630-636. Departamento de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Montes Claros, Av. Reinaldo Viana s/n, Janaúba, MG 39440-000, Brazil. E-mail: fredson.silva@unimontes.br This study aimed to assess the level of welfare in lambs by road transport and their carcasses and meat. Thus, we assessed behavioral parameters during transport, physiological parameters after landing and before slaughter and carcass and meat characteristics of lambs. Four road transports were achieved with increasing durations (1h45min, 3h52min, 7h30min and 10h30min), there were twenty lambs in each transport. Animals body weight was 36.64±2.13 kg before transport. The lambs were slaughtered 15 hours after landing. The lambs lie down (median equal to zero every 20min) for a short time in journeys shorter than 3h52min. The number of potentially traumatic events is low (median near zero every 20min) for any transport duration. The adrenaline and cortisol concentrations, as well as metabolites that are controlled by them, did not testify that longer transport. However, the carcasses mass decreased and creatine kinase concentrations increased linearly with longer transports, which may reveal decrease in welfare. The meat quality of lambs was not influenced by the transport duration.

Abstract in Portuguese:

RESUMO.- Silva F.V., Borges I., Lana A.M.Q., Borges A.L.C.C., Sá H.C.M., Silva V.L., Alves L.R.N. & Souza F.A. 2017. [Welfare of lambs subjected to road transport and assessment of carcasses and meat.] Bem-estar dos cordeiros submetidos ao transporte rodoviário e avaliação das carcaças e carnes. Pesquisa Veterinária Brasileira 37(6):630-636. Departamento de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Montes Claros, Av. Reinaldo Viana s/n, Janaúba, MG 39440-000, Brazil. E-mail: fredson.silva@unimontes.br Objetivou-se avaliar o grau de bem-estar dos cordeiros submetidos ao transporte rodoviário e suas carcaças e carnes. Para isto, fez-se a avaliação dos parâmetros comportamentais durante o transporte, dos parâmetros fisiológicos após o desembarque e antes do abate e a caracterização das carcaças e carnes dos cordeiros. Realizaram-se quatro transportes rodoviários com durações crescentes (1h45min, 3h52min, 7h30min e 10h30min), cada transporte continha vinte cordeiros. O peso corporal dos animais foi de 36,64±2,13 kg antes do transporte. Os cordeiros foram abatidos 15 horas após o desembarque. Os cordeiros deitaram por pouco tempo (mediana igual à zero a cada 20min) em jornadas menores que 3h52min. O número de eventos potencialmente traumáticos foi baixo (mediana próxima a zero, a cada 20min) para quaisquer durações dos transportes. As concentrações de adrenalina e cortisol, bem como os metabólitos que são controlados por eles, foram semelhantes entre os tratamentos. Contudo, a massa das carcaças diminuiu e as concentrações de creatina quinase aumentaram linearmente quando os transportes foram mais longos, o que podem revelar diminuição do bem-estar. A qualidade da carne de cordeiros não sofreu interferências da duração dos transportes.


#3 - Candidate genes for performance in horses, including monocarboxylate transporters

Abstract in English:

Some horse breeds are highly selected for athletic activities. The athletic potential of each animal can be measured by its performance in sports. High athletic performance depends on the animal capacity to produce energy through aerobic and anaerobic metabolic pathways, among other factors. Transmembrane proteins called monocarboxylate transporters, mainly the isoform 1 (MCT1) and its ancillary protein CD147, can help the organism to adapt to physiological stress caused by physical exercise, transporting lactate and H+ ions. Horse breeds are selected for different purposes so we might expect differences in the amount of those proteins and in the genotypic frequencies for genes that play a significant role in the performance of the animals. The study of MCT1 and CD147 gene polymorphisms, which can affect the formation of the proteins and transport of lactate and H+, can provide enough information to be used for selection of athletic horses increasingly resistant to intense exercise. Two other candidate genes, the PDK4 and DMRT3, have been associated with athletic potential and indicated as possible markers for performance in horses. The oxidation of fatty acids is highly effective in generating ATP and is controlled by the expression of PDK4 (pyruvate dehydrogenase kinase, isozyme 4) in skeletal muscle during and after exercise. The doublesex and mab-3 related transcription factor 3 (DMRT3) gene encodes an important transcription factor in the setting of spinal cord circuits controlling movement in vertebrates and may be associated with gait performance in horses. This review describes how the monocarboxylate transporters work during physical exercise in athletic horses and the influence of polymorphisms in candidate genes for athletic performance in horses.

Abstract in Portuguese:

Algumas raças de equinos são altamente selecionadas para atividades desportivas. O potencial atlético de cada animal pode ser medido pelo seu desempenho nas competições equestres. Um alto potencial atlético depende, entre outros fatores, da capacidade do animal de produzir energia através dos metabolismos aeróbio e anaeróbio. As proteínas transmembrana chamadas transportadores de monoxarboxilato, principalmente a isoforma 1 (MCT1) e sua proteína auxiliar CD147, podem ajudam o organismo a se adaptar ao estresse fisiológico causado pelo exercício físico, transportando íons lactato e H+. Algumas raças de equinos são selecionadas para diferentes objetivos, portanto é provável que existam diferenças nas quantidades de transportadores monocarboxilatos e na frequência genotípica dos seus respectivos genes. O estudo de polimorfismos nos genes das proteínas MCT1 e CD147, afetando a sua formação e o transporte dos íons lactato e H+, podem fornecer informações suficientes para a seleção de equinos com capacidade de serem altamente treinados e resistentes a intensos exercícios. Dois outros genes candidatos que têm sido relacionados com potencial atlético e utilizados como possíveis marcadores para desempenho em equinos são o PDK4 e o DMRT3. A oxidação de ácidos graxos é altamente efetiva para produção de ATP e é controlada pela expressão do gene PDK4 (pyruvate dehydrogenase kinase, isozyme 4) no musculo esquelético durante e após do exercício físico. O gene DMRT3 (doublesex and mab-3 related transcription factor 3) codifica um importante fator de transcrição no controle dos movimentos em vertebrados e pode ser associado com a marcha em algumas raças de equinos. Esta revisão descreve como agem os transportadores de monocarboxilatos durante o exercício físico em equinos atletas e qual a influência de alguns polimorfismos em genes candidatos para o desempenho atlético em equinos.


#4 - Eugenol effect as a mitigate agent of stress in transport of Nile tilapia juveniles, 35(11):893-898

Abstract in English:

ABSTRACT.- Moreira A.G.L., Coelho A.A.C., Albuquerque L.F.G., Moreira R.T. & Farias W.R.L. 2015. [Eugenol effect as a mitigate agent of stress in transport of Nile tilapia juveniles.] Efeito do eugenol como agente mitigador do estresse no transporte de juvenis de tilápia do Nilo. Pesquisa Veterinária Brasileira 35(11):893-898. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Morada Nova, Av. Santos Dumont s/n, Júlia Santiago, Morada Nova, CE 62900-000, Brazil. E-mail: antonio.glaydson@ifce.edu.br Brazil stands out in the American scene as one of the countries with the greatest potential for fish farming mainly in fresh water. Nile tilapia (Oreochromis niloticus) stands out being the most cultivated fish species in our country. Methodologies to reduce the interference of stressors agents in vital and physiological functions of fishes are important during handling. This study aimed to evaluate the effect of eugenol in the metabolic and ionic responses of juvenile Nile tilapia, submitted to transport in plastic bags, at different densities in order to verify the efficiency of the product as an mitigate agent of stress. Eugenol was used at a concentration of 15mg L-1 in water. The evaluated densities were 4, 7 and 10 fish L-1, which were equivalent to 140, 245 and 350g L-1. After four hours of transport the metabolic (glucose and lactate) and ions parameters (chloride, magnesium and calcium) were evaluated, as well as the water quality in the plastic bags. For the two metabolic parameters, the use of the eugenol in order to reduce the stress response was not satisfactory. There was an increase in blood glucose level at the densities of 140 and 350g L-1 immediately after termination of the transport, and the level of fish lactate content at the density of 245g L-1 had increased after 24 hours indicating that the animals could not maintain the initial homeostasis. Among the concentrations of the evaluated ions magnesium suffered the greater variation. We can conclude that the addition of 15 mg L-1 of eugenol in the water during the transport of juvenile Nile tilapia at densities of 140, 245 and 350g L-1 was not able to minimize stress responses.

Abstract in Portuguese:

RESUMO.- Moreira A.G.L., Coelho A.A.C., Albuquerque L.F.G., Moreira R.T. & Farias W.R.L. 2015. [Eugenol effect as a mitigate agent of stress in transport of Nile tilapia juveniles.] Efeito do eugenol como agente mitigador do estresse no transporte de juvenis de tilápia do Nilo. Pesquisa Veterinária Brasileira 35(11):893-898. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Morada Nova, Av. Santos Dumont s/n, Júlia Santiago, Morada Nova, CE 62900-000, Brazil. E-mail: antonio.glaydson@ifce.edu.br O Brasil se destaca no cenário americano como um dos países com maior potencial para a piscicultura, principalmente a dulcícola. A tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) se destaca sendo a espécie mais cultivada em nosso país. Metodologias para diminuir a interferência de agentes estressores nas funções vitais e fisiológicas dos peixes são importantes durante o manejo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do eugenol nas respostas metabólicas e iônicas de juvenis de tilápia do Nilo, submetidos ao transporte em sacos plásticos, em diferentes densidades, a fim de verificar a eficiência do produto como agente mitigador do estresse. O eugenol foi utilizado na concentração de 15mg/L em água. As densidades avaliadas foram 4, 7 e 10 peixes L-1, equivalente a 140, 245 e 350g L-1. Após quatro horas de transporte foram avaliados os parâmetros metabólicos (glicose e lactato) e iônicos (cloreto, magnésio e cálcio), bem como a qualidade da água nos sacos plásticos. Em relação aos dois parâmetros metabólicos, o uso do eugenol com o intuito de diminuir as respostas do estresse não foi satisfatório. Houve elevação no nível de glicose nas densidades 140 e 350g L-1 imediatamente ao término do transporte, e o teor de lactato dos peixes na densidade 245g L-1 aumentou 24 horas depois, indicando que os animais não conseguiram manter a homeostase inicial. Dentre as concentrações de íons avaliados, o magnésio foi o que sofreu maior variação. Podemos concluir que a adição de 15mg L-1 de eugenol na água durante o transporte de juvenis de tilápia do Nilo nas densidades de 140, 245 e 350g L-1 não foi capaz de minimizar as respostas ao estresse.


#5 - Histomorphometric characteristics gut of tambaqui after using probiotic on diet and during transport, 34(12):1258-1264

Abstract in English:

ABSTRACT.- Ferreira C.M., Antoniassi N.A.B., Silva F.G., Povh J.A., Potença A., Moraes T.C.H., Silva T.K.S.T. & Abreu J.S. 2014. [Histomorphometric characteristics gut of tambaqui after using probiotic on diet and during transport.] Características histomorfométricas do intestino de juvenis de tambaqui após uso de probiótico na dieta e durante transporte. Pesquisa Veterinária Brasileira 34(12):1258-1264. Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corrêa da Costa 2367, Boa Esperança, Cuiabá, MT 78060-900, Brazil. E-mail: janessabreu@yahoo.com.br This study evaluated the histomorphometric characteristics of tambaqui intestinal mucous after using Bacillus spp based probiotics, incorporated in feed and dissolved in water during transport. It was used a completely randomized design, with three treatments and seven replications, and a control treatment (fish fed commercial feed without probiotic) was compared with two other treatments involving the use of commercial probiotic incorporated in the feed or in the transport water. A total of 510 juvenile tambaqui (average weight and total length 83.26±28.14g and 17.39±1.90cm, respectively) was distributed in three cement tanks. During 60 days, fish of two tanks were fed with commercial feed and fish of the third tank received commercial feed supplemented with probiotic. After this period, the fish from each tank were divided into plastic bags and transported for 4 hours according to the following treatments: T1 = feeding with commercial feed (control); T2 = feeding with commercial feed and probiotic dissolved in the water during transport (20mg/L); T3 = feeding with commercial feed supplemented with probiotic (1.0g/kg feed). Before transport (basaline), 24 and 96 hours after transport, eight fish of each treatment were submitted to euthanasia and the intestine was removed for weighing and length measuring to establish the relation between length/gut ratio. Then, the anterior and posterior portions of the intestine were collected for evaluation of morphological and histological characteristics of intestinal mucous. The use of probiotic during transport did not affect the intestine weight of tambaqui. Regardless of the treatment, the intestine length increased as the fish increased in size. The supplementation with probiotics (Bacillus spp.) had no effect on height and length villus of tambaqui’s intestine during transport challenge.

Abstract in Portuguese:

RESUMO.- Ferreira C.M., Antoniassi N.A.B., Silva F.G., Povh J.A., Potença A., Moraes T.C.H., Silva T.K.S.T. & Abreu J.S. 2014. [Histomorphometric characteristics gut of tambaqui after using probiotic on diet and during transport.] Características histomorfométricas do intestino de juvenis de tambaqui após uso de probiótico na dieta e durante transporte. Pesquisa Veterinária Brasileira 34(12):1258-1264. Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corrêa da Costa 2367, Boa Esperança, Cuiabá, MT 78060-900, Brazil. E-mail: janessabreu@yahoo.com.br Avaliou-se neste trabalho as características histomorfométricas da mucosa intestinal de tambaqui após uso de probiótico a base de Bacillus spp., veiculado na ração e dissolvido na água durante transporte. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e sete repetições, sendo comparado um tratamento controle (peixes alimentados com ração comercial sem probiótico) a dois outros tratamentos envolvendo o uso de probiótico comercial, veiculado na ração ou na água de transporte. Um total de 510 juvenis de tambaqui (peso e comprimento total médio inicial de 83,26±28,14g e 17,39±1,90cm, respectivamente) foi distribuído em três tanques de alvenaria. Durante 60 dias, os peixes de dois tanques foram alimentados com ração comercial e os do terceiro tanque com ração comercial suplementada com probiótico. Após este período, os peixes de cada tanque foram divididos em sacos plásticos e transportados por 4 horas de acordo com os seguintes tratamentos: T1 = alimentação com ração comercial (controle); T2 = alimentação com ração comercial e probiótico adicionado na água durante o transporte (20mg/L); T3 = alimentação com ração comercial suplementada com probiótico (1,0g/kg de ração). Antes do transporte (basal), 24 e 96 horas após o transporte, oito peixes de cada tratamento foram submetidos a eutanásia e o intestino retirado para pesagem e mensuração do comprimento para estabelecimento da relação comprimento corporal/ intestino. Em seguida, foi realizada coleta da porção anterior e posterior do intestino, para avaliação das características morfo-histológicas da mucosa intestinal. O uso de probiótico durante o transporte não afetou o peso do intestino de juvenis de tambaqui. O comprimento do intestino do tambaqui não foi alterado pelo tratamento, sendo observada somente relação linear entre o comprimento intestinal e o comprimento corporal (CC) dos peixes. A suplementação com probiótico (Bacillus spp.) não exerceu nenhum efeito na altura e comprimento das vilosidades do intestino do tambaqui desafiados com o transporte.


Colégio Brasileiro de Patologia Animal SciELO Brasil CAPES CNPQ UNB UFRRJ CFMV